jump to navigation

Plano de Acção

Plano de Acção do Fórum da Juventude da CPLP

Introdução

Este plano de actividades corresponde, às necessidades demonstradas pelas organizações membro do Fórum da Juventude da CPLP para o biénio 2008-2010.

O objectivo deste plano, além das actividades concretas do fórum visa dotar a estrutura de um rumo estratégico coerente e alcance objectivos mensuráveis para o desenvolvimento e fortalecimento do tecido associativo juvenil da CPLP.

Este plano será dividido em três fases, compreendendo as prioridades políticas, as estratégias de contactos institucionais e as actividades para o biénio 2008 -2010

Enquadramento Político

Durante o biénio 2008-2010, Portugal assume a presidência rotativa da CPLP, o Secretariado Executivo da CPLP pertence à Republica da Guiné Bissau enquanto presidência do Fórum fica ocupada pelo Conselho Nacional da Juventude de Moçambique.

Durante o ano de 2007 a juventude foi prioridade nas relações Europa África, sobretudo através da realização da Cimeira Africa-Europa de Juventude, que decorreu em Dezembro de 2007, na cidade de Lisboa. O Ano de 2008 é um ano chave para a juventude de África e Ibero-América, nesse sentido. 2008 é o ano Africano dedicado às questões da juventude por parte da União Africana, e o ano das questões relacionadas com juventude no âmbito Ibero-Americano.

Durante o ano de 2008, algumas transformações estratégicas decorreram no contexto Africano: a afirmação de Angola no contexto da União Pan-Africana de Juventude, continuando com a Secretaria Geral da organização, e o lançamento do espaço Ibero-americano de juventude, que junta o Brasil e Portugal num novo espaço de cooperação.

Afirmação politica do fórum

O FJCPLP tem, neste biénio, a obrigatoriedade de se afirmar no contexto global, como interlocutor no seio da sociedade civil no que diz respeito a politicas de juventude. Nesse pressuposto o reforçar da identidade passa pelo desenvolvimento de uma estratégia política coerente e concertada entre os demais membros. Várias dimensões são politicamente relevantes para a construção política do Fórum, entre as mais pertinentes, destacamos o objecto político e a determinante estratégica. No nosso entender, a afirmação do Fórum só se poderá verificar quando, de uma vez por todas, se consiga definir para onde queremos ir, onde queremos chegar e como queremos fazer. Deve, esta afirmação politica centrar-se em projectos e actividades concretas que promovam a identidade de trabalho do Fórum e que incidam sobre a capacitação das estruturas associativas dos diferentes cnj, a mobilidade entre organizações membro da plataforma e o desenvolvimento de dinâmicas participativas concertadas nos espaços políticos onde se insere o fórum, nomeadamente no espaço Ibero-americano, no espaço africano e no espaço de cooperação Euro- Africano e Euro-Latino-americano.

Para uma estratégia politica que possa ser coroada com eficácia, na linha dos pressupostos atrás descritos alguns processos de organização interna devem ser trabalhados. Assim, este plano de acção terá como ponto de partida uma reorganização da estrutura política organizativa do Fórum, rumo ao reconhecimento e à eficácia da cooperação entre os seus membros.

Prioridades Políticas e propostas de actividades

Organização interna

Durante o biénio 2008-2010 o fórum assentará a sua organização nas seguintes metodologias:

Prioridades externas

Áreas de Intervenção politica

O Fórum da Juventude da CPLP assenta a sua acção política na persecução dos objectivos de desenvolvimento do milénio, sendo desta forma um forte interlocutor junto das populações mais jovens no alcance desses objectivos

Saúde

Na área da saúde existirão dois níveis de prioridades: A prioridade imediata será dada á saúde sexual e reprodutiva, neste particular prevemos a excussão de variadas acções, entre as quais destaco:

Educação /formação

Desenvolvimento sustentável

Neste capítulo, torna-se prioritária uma reflexão dos líderes juvenis sobre os efeitos das alterações climáticas na vida dos jovens lusófonos e a sua implicação no aumento da pobreza.

Associativismo

O associativismo assume particular relevância na construção das nossas plataformas associativas, neste particular, será dada relevância à capacitação de líderes, ao fomento do trabalho associativo e à troca de boas práticas entre as organizações membro.

Empreendedorismo Jovem

Emprego e assuntos sociais

Propostas de actividades

Para este biénio as propostas de actividades incidem sobre o desenvolvimento de alguns projectos comuns entre os quais se destacam:

Formação (Projecto união Europeia)

Este projecto tem como principal prioridade desenvolver e capacitar os cnj de uma bolsa de formadores, que será uma âncora para o desenvolvimento de processos de educação de pares e  uma ferramenta metodológica importante para o trabalho entre as organizações membro. Este projecto visa também dotar os cnj de instrumentos pedagógicos direccionados para jovens e terá um importante efeito multiplicador. Acresce a este projecto o facto de colocar em contacto, além do espaço da CPLP, conselhos da juventude dos países do Sul da Europa, que dará a possibilidade de trabalho e projectos bilaterais com estes conselhos.

O projecto terá 3 fases, a primeira decorrerá em Bissau no mês de Janeiro de 2009, a segunda fase decorrerá em Cabo verde e a última fase decorrerá em Lisboa. O objectivo será também o de estender a estadia dos formadores e organizar um curso de dirigentes associativos nestes 2 países.

Encontro de cooperação Sul –Sul 14 a 21 de Setembro 2008

Este encontro tem por objectivo estimular e organizar um quadro de cooperação entre o espaço Ibero-Americano e a CPLP ,  tendo como vértice os problemas identificados no tecido associativo do sul do mundo e estabelecer estratégias concertadas de trabalho. O primeiro curso será realizado em Mollina, no sul de Espanha, em Setembro de 2008, com o apoio do Conselho da Juventude de Espanha

Encontro do espaço do Fórum da Juventude da CPLP e do Espaço Ibero-Americano de Juventude (Lisboa 19-22 Março 2009)

Etse encontro coincide com a organização do encontro de Ministros da CPLP e com o encontro de Ministros da Juventude do Espaço Ibero-Americano. Como resultado do encontro de ministros do Rio de Janeiro deste ano, foi colocada a questão do reforço do Fórum da Juventude da CPLP.

Aproveitando a dinâmica criada no âmbito do ano Ibero-Americano dedicado ás questões da juventude, e tendo em conta que Portugal assume a organização da Cimeira de Chefes de Estado, o objectivo é realizar um trabalho que envolva as duas plataformas tendo em conta os dois encontros de ministros responsáveis pela juventude.

Bienal de Jovens criadores da CPLP

Estando previsto no âmbito do encontro de ministros da CPLP o objectivo é envolver os jovens criadores dos diferentes cnj na participação nesta actividade.

Saúde Sexual e reprodutiva.

Tendo sido identificado como um dos maiores problemas da juventude no espaço da lusofonia, pretende-se desenvolver uma actividade  que  capacite as nossas organizações com métodos e técnicas de prevenção da doença e promoção da saúde. Uma actividade desta natureza, permitir-nos-ia trabalhar os objectivos de desenvolvimento do milénio de uma forma integrada e concreta para as nossas organizações.

Curso Europa-África de organizações de juventude

Este curso é anualmente promovido pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa. O objectivo é que no decorrer das próximas edições, a presença lusófona seja uma realidade e o curso possa ser realizado em cooperação com o Centro Norte-sul, e tentar que este tenha lugar num país lusófono.

Cimeira Africa Europa de Juventude (Follow up)

O envolvimento dos países lusófonos na pretérita Cimeira foi um sucesso. No panorama político, cabe-nos a difícil tarefa de assegurar uma boa aplicação do Plano de Acção e o trabalhar no cumprimento da estratégia conjunta Euro-Africana, nomeadamente o cumprimento do seu artigo 56

Recrutamento de novos membros

O Fórum da Juventude da CPLP deve, durante este mandato fazer uma visita de estudo a Timor-Leste para proporcionar um maior envolvimento do cnj de Timor nas nossas iniciativas.

Anúncios
%d bloggers like this: